domingo, 16 de maio de 2010

Trabalhando a musicalidade com instrumentos reciclados


Por Christiane de Lima Gualberto, Rio de Janeiro- RJ.

Objetivos:

Esse projeto tem como objetivo a construção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, sucatas ou materiais inusitados, com o intuito de descobrir as possibilidades sonoras corporais e, em conjunto com objetos, despertando a musicalidade que está intrínseca no ser humano além de incentivar a criatividade e expressão corporal. Com isso fomentar valores que estimulem a transformação sócio ambiental através da promoção cultural.

Esse projeto está sendo proposto após algumas observações feitas no bairro onde resido. Muitas famílias trabalham com reciclagem, catando latinhas, garrafas pet, papelão e outros materiais pra serem vendidos em um deposito próximo a escola.  Outro fato observado foi que a escola fica próxima de um rio e muitos ainda jogam lixo podendo causar enchentes. Além disso muitos alunos moram próximos de rios onde transbordam. Juntando essas informações coletadas surgiu a idéia de conscientizar sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e discutir sobre o trabalho feito pelos pais dos alunos com a venda desse material e a transformação do mesmo em artesanato.

Publico alvo: Alunos do primeiro ano do ensino fundamental



Primeira fase:
Fazer uma pesquisa com os alunos sobre pais e familiares e conhecidos que trabalham com reciclagem.


Segunda fase:
Discuti a idéia da elaboração de instrumentos musicais e a formação de uma banda, para compor uma musica sobre conscientização ambiental.

Terceira fase:
Após a decisão dos instrumentos que serão confeccionados os alunos irão trazer de casa os matérias como: garrafa pet, latinhas, papelão, plásticos...

Quarta fase:
A confecção. Será feita a separação dos grupos de acordo com os instrumentos escolhidos. Exemplo: grupo dos instrumentos de percussão, grupo dos instrumentos de sopro.
Em anexo alguns instrumentos feitos com materiais reciclados e o passo a passo da confecção.

Quinta fase:
A criação da musica. Essa pode ser escrita em conjunto com a turma ou feita por grupos e selecionada a mais votada pela turma.

Sexta fase:
Está fase a criança tomará contato com o caráter expressivo da música. Com os instrumentos já confeccionados as crianças poderão experimenta os diferentes sons que os mesmos produzem separados e em conjunto com os demais.  Esse é o momento das perguntas: (1) quanto à agógica (andamento) – “Cantaremos/tocaremos rápido?”, “Lento?”, “Ao longo de todo o trecho ou com mudanças de andamento em alguns trechos específicos?”, “As mudanças serão gradativas ou abruptas?”; (2) quanto à dinâmica (intensidade do som) – “Cantaremos/tocaremos forte?”, “Suave?”, “Faremos a intensidade crescer (do suave ao forte)?”, “Diminuir (do forte ao suave)?”; (3) quanto à articulação – “Cantaremos/tocaremos os sons ligando-os uns aos outros?”, “Tocaremos/cantaremos os sons destacando-os?”; (4) quanto à densidade (agrupamento sonoro) – “Quantas pessoas cantarão/tocarão ao mesmo tempo?”, “Em que momentos da produção?”.

Sétima fase:
Apresentação da banda.

Cada fase desse projeto poderá ter duração de uma aula ou mais dependendo da turma.

Anexo

1)Como fazer instrumentos de materiais reciclados:

O que você vai precisar:
  • Garrafas plásticas limpas, latas de cappuccino e/ou achocolatado (todos com tampa)
  • Feijões crus
  • Arroz cru
  • Fita crepe
  • CD player
  • CD preferido

Como fazer instrumentos de materiais reciclados:

1º passo:
Limpe todas as garrafas plásticas vazias e latas de cappuccino e/ou achocolatado com tampa.

2º passo: Coloque um punhado de feijão e arroz cru dentro de cada um dos recipientes, feche com as tampas e vede com a fita crepe.

3º passo: Agora que você encontrou uma nova utilidade para as coisas velhas, chacoalhe e ouça seus novos instrumentos de percussão.

4º passo: Basta acrescentar suas músicas preferidas e você terá um tributo musical à reciclagem!

2) Instrumentos com embalagem plástica

Você já fez música com apenas um pedaço de plástico pressionado em seus lábios? Uma banda de embalagens plásticas não requer lições, instrumentos ou prática. Tudo o que você precisa são músicos jovens e curiosos e algumas embalagens.


O que você vai precisar:
  • Embalagens plásticas (doces, CDs, brinquedos, etc.)
  • Seus dedos e lábios
1º passo: Pegue um pedaço de embalagem plástica de caixas de bombom, CD ou de brinquedo e segure firmemente entre seus dedos.

2º passo: Segure a extremidade do plástico entre seus lábios e assopre até o plástico assoviar. Se não funcionar na primeira vez, não desista. Continue revezando os lados do plástico na direção ou longe da boca e sopre até ouvir um barulho estridente, quase como um grito de um pássaro.

3º passo: Agora experimente outro tipo de plástico e continue testando tamanhos diferentes, espessuras e comprimentos. Eles fazem o mesmo som?

4º passo: Reúna vários tipos de plásticos e chame um grupo de amigos para montar uma banda de plástico de embalagem.

3)Kazoo

Com o kazoo (instrumento de sopro) é possível fazer música sem ter anos de prática. Tudo o que você precisa para essa atividade musical fácil são o kazoos feitos por você e uma canção para acompanhar. Depois é só zumbir junto com as músicas no rádio ou tocar no tempo da música enquanto marcha ao redor da sala.
 


Prepare-se para fazer música com um kazoo


O que você vai precisar:
  • Rolo de papelão (aqueles de toalha de papel)
  • Canetinhas
  • Papel manteiga
  • Elástico
  • Tesoura
1º passo: Decore o rolo de papelão com canetinhas.

2º passo: Coloque um pedaço de papel manteiga sobre uma extremidade do tubo. Deixe o outro lado aberto.

3º passo: Amarre o papel manteiga com o elástico.

4º passo: Cuidadosamente corte dois furos no tubo, como mostrado na ilustração.

5º passo:
Toque o kazoo acompanhando sua música preferida na extremidade aberta do tubo. Para conseguir outros sons interessantes, faça mais kazoos com tubos de diferentes diâmetros, espessuras e comprimento

4)Vidrofone
Pegue oito garrafas iguais de vidro e encha cada garrafa com um pouco de água.
A primeira deve ter só uns três dedos de água; nas demais garrafas, vá enchendo mais e mais até que a última esteja praticamente cheia (mas não completamente cheia).
Depois, experimente tocar o seu "vidrofone" com uma varinha, segurando-a bem na ponta.
Você vai ver que cada garrafa toca uma nota, e você pode "afinar" seu vidrofone para que ele toque toda a escala musical, do, re, mi, fa, sol, la, si e do, novamente.
Se quiser dar um efeito mais legal, escolha garrafas incolores e transparentes, e encha-as com água colorida.  Seu vidrofone vai ficar demais!!!

5)PANDEIRO

Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame

Como fazer
1- Peça para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra).
2- Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.
3- Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa.
4- Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas.






Como tocar Toque na sequência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão




Observação: Esses são alguns instrumentos que foram selecionados por que não requerem muitas habilidade manuais visto que esse projeto será aplicado para turmas do primeiro ano do ensino fundamental.  

Referências

DUARTE. Mônica de A. Artes na educação. v.1 Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro. 2009/2
_______________Instrumentos musicais reciclados   

_______________ Instrumentos musicais reciclados

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa matéria.
    Foi de grande ajuda pois estou começando um projeto de musicalização com crianças em uma área pobre.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos

    ResponderExcluir